quinta-feira, 24 de julho de 2008

Convento de Santo António


Outra igreja igualmente importante é o Convento de Santo António, que é o mais antigo.
Fundado em 1527, por Frei António de Buarcos, com o apoio de D. João III e a célebre ajuda de António Fernandes de Quadros, Senhor de Tavarede, ali sepultado, sofreu já várias alterações e restauros. Na fachada de elegante linha Franciscana, encontra-se um nicho com um santo – Santo António.
Ao passar o portão de ferro, encontra-se um pequeno átrio acolhedor (Galilé) e, em frente, a porta principal do convento com aros de pedra lavrada em estilo plateresco – Orla. Na parede esquerda, existem dois painéis de azulejos do século XX, alusivos ao Santo e à Figueira da Foz e ainda o brasão da Misericórdia. Na parede oposta, há um armário conventual do século XVIIIe uma porta de acesso ao coro.
Três retábulos seiscentistas, quadros com imagens, provenientes do Convento de Seiça, fazem parte do interior da Igreja. A revestir as paredes, podemos observar valiosos azulejos do século XVII.
O Convento de Santo António, tem também a ladeá-lo duas capelas. A Capela do Senhor da Vida, de estilo renascentista, fundada no século XVII, feita em pedra de Ançã, com um arco ordenado apoiado em capitéis coríntios e a abóbada é painelada. Nesta, encontra-se a imagem do Senhor da Vida. A Capela de S. Francisco foi executada em princípios do século XIX pela Ordem Terceira, sendo estilo Neoclássico/Barroco com azulejos do século XVIII/XIX. O retábulo principal apresenta pinturas com o tema da estigmatização de S. Francisco, destacando-se ainda os varandins, para que os nobres pudessem assistir às missas.
No coro alto, há a destacar um cadeiral simples, onde, nas suas costas, se podem admirar treze tábuas pintadas do século XVIII, relatando a vida de Santo António.
Como curiosidade, ainda neste local, há uma imagem de Nossa Senhora da Conceição.
A sacristia é recente. Foi reconstruída em 1984 e é ocupada por um belo arcaz conventual do século XVII, onde se encontra um crucifixo da mesma época e duas imagens de pedra de S. Estêvão e S. Benedito. Nos armários laterais, são guardados os paramentos litúrgicos e vestes sacerdotais.


(Baseado em http://www.figueira.com/sao-juliao/sjmonumentos_de_s.htm)

Sem comentários: