sexta-feira, 25 de julho de 2008

O Clima na Figueira da Foz

Desde sempre que o clima da Figueira, foi um clima temperado. Segundo relatos, pode até dizer-se que é um clima mediterrâneo, no que respeita a temperaturas e à repartição da pluviosidade pelos meses do ano. Por outro lado, a acção reguladora do Atlântico, faz com que as temperaturas não sejam nem demasiado altas, nem demasiado baixas.
De notar que raramente neva na Figueira. No dia 28 de Novembro de 1890, os termómetros baixaram aos 1,5 gruas negativos, fazendo acontecer o raro fenómeno de cair neve sobre a Figueira. Também a 1 de Março de 1909, o mesmo fenómeno aconteceu, bem como a 29 de Janeiro de 2006, em que toda a Serra da Boa Viagem ficou coberta de um manto branco.
Celestino Maia defendeu a existência de um microclima da Figueira, definido por três elementos que por tríade climatológica – temperatura, humidade e insolação.
As correntes do Golfo que no Inverno correm de sul para norte levam a esta latitude a alta termalidade dos mares tropicais. Em contrapartida, no período estival, a região seria influenciada em simultâneo pelos dois ramos de Corrente que, circulando em sentidos opostos, ai se encontrariam, explicando a relativa temperatura dos verões.
Concluindo, o clima da Figueira é temperado mediterrâneo, influenciado directamente pelos ventos do quadrante NO., caracterizado pelas fracas amplitudes térmicas e marcado por excelentes condições no domínio da luminosidade.


(Baseado em: Figueira da Foz e Buarcos Permanência e mudança em duas comunidades do
litoral)
















Neve na Serra da Boa Viagem em 29 de Janeiro de 2006

Sem comentários: